ArtistasLançamentos

Conheça o Rapper “Heitor Valente”

Heitor Valente é natural do Distrito Federal e integrante dos selos musicais “Boca” e “AltoKalibre”, onde atua como educador social, agente cultural, rapper e produtor musical no movimento Hip Hop da capital; começou a compor aos 15 anos de idade, inspirando-se em poesias de seu tio indigenista Ricardo Valente e pelos Rap’s que embalaram a década de 90. Suas principais influências vêm de suas raízes (Rio de Janeiro e Maranhão). 
O Samba, o Reggae, o Funk Raiz, a MPB, a Black Music e todos os gêneros que a cultura brasileira engloba, são suas referências e inspiração principalmente no que diz respeito ao conteúdo poético de seu trabalho, que aborda temas como desigualdade social, ativismo político, conduta moral, valorização da periferia e cultura urbana.

É idealizador de diversos projetos voltados para o fortalecimento da cultura Hip-Hop no Distrito federal, entre eles o PROJETO RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo)  desenvolvido nos centros de internação infanto-juvenil do DF. O projeto tem como objetivo fortalecer a sócio-educação e reintegração de jovens em situação de vulnerabilidade utilizando o RAP como linha pedagógica de diálogo. O projeto já atendeu mais de 40 jovens das Unidades de Internação, que tiveram a oportunidade de se apresentar e gravar suas músicas produzidas nas várias oficinas realizadas por Heitor e sua equipe dentro das unidades com produções elaboradas pelo mesmo.
O clímax deste projeto resultou num concurso musical feito dentro da Unidade de Internação, e representou uma conquista significativa não só para a unidade como para o projeto em si, que é realizado em parceria com os professores Francisco Celso e Nina Pedra.
Na mesma área de atuação, Heitor Valente desenvolve diversos projetos como a 
“Semana de Educação para a Vida”, realizada nas escolas das unidades de internação do DF e a “Semana da Identidade Cultural”, realizada nas unidades de regime aberto e semiaberto (UAMA).

Atualmente é professor em duas escolas no DF, onde ministra aulas de operação e produção de áudio desenvolvidos nos centros de ensino: EPC – PROEM (Parque da Cidade) voltado para jovens em situação de vulnerabilidade e no CEAN (Centro de Ensino da Asa Norte). Além de projetos nas escolas, também ministra cursos e oficinas de maneira independente no DF, tendo como seus alunos grupos como Um Barril de Rap, Thegust Mc’s, O Plantae e muitos outros.

Heitor Valente também realiza um projeto voltado para o fortalecimento das mulheres no Rap de Brasília e entorno, atualmente tem uma turmaexclusivamente para mulheres, com o intuito de equilibrar o protagonismo cultural e musical no Rap do DF, que assim como em todo o Brasil, ainda é um meio dominado massivamente pelos homens; a idéia é democratizar e emponderar as mulheres dos meios de produção numa cultura que por muitas vezes é machista e desleal. 

O projeto conta hoje com aproximadamente 25 meninas, muitas delas ja atuantes no cenário da capital em movimentos como a BDG (Batalha das Gurias). 
“É preciso discutir sobre este assunto na nossa cultura, este é um dos desafios da nossa geração, concertar os erros que foram perpetuados ao longo do tempo e dar a chance delas mostrarem que são dignas de respeito e espaço na cena. Precisamos ter mais mulheres não só como Mcs, mas como produtoras musicais, produtoras de eventos…enfim, mulheres protagonizando a cadeia de produção, com autonomia e independência.”
 
Heitor tem em seu currículo diversos prêmios e certificados de mérito cultural no DF, dentre eles destacam-se os prêmios de “Melhor Álbum”, “Melhor Vídeo Clipe” e “Multiplicação da Revolução”, premiações conquistadas no Prêmio Zumbi dos Palmares de Hip-Hop realizado em 2012, atuando com seu antigo grupo (Dialeto Sound Crew).
 
Em seu primeiro projeto solo lançado no dia 1º de maio, o artista apresenta o álbum produzido em parceria com DJ Raffa intitulado “O Legado”, que traz influências do RAP Gangsta e conta com participações de GOG, Froid, Jean Tassy e Adão do grupo Thegust Mc’s, Thiago Jamelão, Diogo Loko, Japão Viela 17, Thaís Batalha, Rafael Duarte, Rafael Cabelo e Wine B.
Com instrumentais de influência G-Funk, Jazz, Blues, R&B e Soul, combinados com letras de impacto social e conteúdo lírico ideologicamente agressivos, Heitor Valente representa a união perfeita entre a raiz da velha escola e a versatilidade da nova geração do RAP nacional.
Confira:

Posts Relacionados
ÁlbumLançamentosProdutor & BeatmakerUncategorized

Nagalli lança seu primeiro álbum "Magic Show"

LançamentosMúsicas

CA$HLINE faz crítica social à realidade do Rio do Janeiro.

ÁlbumArtistas

Fred Sabino e se prepara para o álbum "Homem Grande

ÁlbumLançamentosUncategorized

UCLÃ lança o álbum de afrobeat "DOPAMINA"

Sign up for our Newsletter and
stay informed
[mc4wp_form id="14"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *