Interessante

O Hip-Hop revolucionou o mundo da música, aponta estudo

De todos os estilos musicais dos últimos anos 50 anos, nenhum mexeu tanto com o cenário musical como o hip-hop. É o que afirmam pesquisadores que estudaram, através de algorítimos e gráfico, a evolução da música mundial.Mais do que a música disco, o funk, o pop ou o rock n roll o hip-hop e o rap aparecem como “o evento mais marcante da paisagem musical global” ao longo deste período, estimam os pesquisadores no estudo publicado na revista especializada Royal Society Open Science.

O hip-hop nasceu nos bairrros pobres do Bronx, em Nova York. Sua chegada ao mercado fonográfico claramento mudou a música pop, de acordo com este trabalho.
Especialmente em 1991, quando artistas como LL Coll J surgiram na cena musical.

Armand Leroi, um biólogo evolucionista da Imperial College London, e Matthis Mauch, cientista da computação de Queen Mary University of London, transcreveram em algoritimos e computação gráfica as diferentes características de trechos de músicas do período que vai de 1960 a 2018.

Os pesquisadores se basearam no estudo de cerca de 17.000 títulos presentes na lista Billboard Hot 100, o ranking semanal das faixas mais populares no Estados Unidos e basicamente também mundial. Isolando as diferente características das canções. como a frequência de certo acordes e tipos de instrumentos ou vozes.

“E, não surpreendentemente, a maioria das características das músicas mudam pouco de um ano para o outro”, explica Armand Leroi

“Mas às vezes, as diferenças tornam-se mais evidentes e em poucos anos, as coisas evoluem rapidamente. Estes são aqueles anos chamados de ‘revolucionários’.

Três “revoluções” foram identificadas – em 1964, 1983, 1991 – sendo esta última de longe, a mais importante aos olhos dos pesquisadores.

A de 1964 foi marcada pelo desenvolvimente de vários estilos ao mesmo tempo, destaca o estudo. Especialmente o soul, o rock, e o doo woop, uma variação do rhthm and blues. A revolução de 1983 foi marcada pelo new wave, o disco e o hard rock.

Mas em 1991 foi claramente o hip-hop, na avaliação de Armand Leroi. Com um aumento claro de canções com “discurso energético” e “sem acordes”.

“O hip-hop explodiu, como se viesse do nada”, explica Leroi à AFP.

O hip-hop estava lá desde os anos 1980, mas de uma forma mais confidencial, praticada nas ruas de Nova York e Los Angeles. E, derepente, ele invadiu as paradas de sucesso.

Para Matthias Mauch, o estudo fornece dados científicos raros sobre a evolução do pop. “Alguns especialistas e cientistas levantam a tese de que a música está se uniformizando”, observa, “mas por meio da análise dos dados coletados, nós não confirmamos esse fenômeno.”

Posts Relacionados
EducacionalInteressanteNotícias

1º Museu de Hip Hop da América Latina está com inscrições abertas para projetos de todo o Brasil

EventosInteressanteRodas Culturais

Coruja BC1 apresenta evento Do Baile ao Breaking, da Red Bull BC One, no Rio de Janeiro

EventosInteressante

Marcelo D2 e Sain preparam show inédito para apresentação única no Rap In Cena Budweiser

InteressanteNotícias

Rap In Cena Educa realiza intervenção cultural em escolas estaduais de Porto Alegre

Sign up for our Newsletter and
stay informed
[mc4wp_form id="14"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *