Artistas

As raízes do MC W5 e seu funk que faz referência a tudo que nos mantém conectado às nossas origens

De Juazeiro – Bahia para o Vale do Paraíba e Brasil

Wesley Rangel, ou simplesmente W, tem 24 anos e é natural de Juazeiro – Bahia. Foi com menos de um ano de idade que sua história mudou de cenário e junto a toda sua família, de Petrolina – Pernambuco, partiu para terras Vale Paraibanas no Estado de São Paulo. Atualmente, o artista é morador da comunidade Parque Imperial, localizado na zona oeste da cidade Jacareí. Foi nessas ruas que iniciou sua carreira como MC W5! Compositor, sobretudo do gênero musical funk consciente, o cantor ocupa espaços públicos em eventos sociais e de formação. Sua conquista mais recente foi o lançamento de seu primeiro videoclipe ‘Puro Sangue’, trap que afirma ainda mais sua flexibilidade como artista. 

Puro Sangue – O Trap do Amor 

O trap ‘Puro Sangue’ segue a tendência brasileira do ‘Funk-trap’ que mistura o gênero americano com o nacional. Escrita em 2020 em parceria com seu produtor Fábio Santos, a letra faz alusão ao desejo e às trocas que acontecem dentro de um relacionamento amoroso. Relações essas que, segundo o próprio MC, permitem um autoconhecimento e até mesmo uma viagem ‘a sua verdadeira origem’. O beat foi produzido pelo também nordestino Byog e o trabalho em si tem inspiração direta na famosa série Peaky Blinder. O som ainda traz referências inusitadas como o Rei do Baião: Luiz Gonzaga! 

O videoclipe foi realizado em 2022 e contou com uma equipe de peso! Dirigido pelo ativista e produtor audiovisual Thiago Pedra, o curta musical possui narrativa e traduz na direção de arte, realizada por Isabela Correia, e fotografia, concretizada por Gláucia Faria, a essência do MC W5! 

A equipe faz parte de uma rede de artistas de Jacareí e região, assim como a dançarina e B-Girl Aline Vieira e os participantes Pedro Jesus e Charles Cordeiro. O resultado? Um mix de reverências às mulheres, ao nordeste, ao Vale do Paraíba e, por fim, ao corre de ser artista independente do interior. 

O Funk Como Ferramenta de Transformação Social! 

Foi em 2013, com 15 anos, que W5 iniciou suas composições, escritas que, até hoje, são influenciadas por MC’s que fomentaram o funk brasileiro como Daleste, Dimenor DR, Léo da Baixada e Felipe Boladão. Em 2014, lançou sua primeira música: ‘Verde da Natureza’, mas foi somente em 2018, por meio do seu atual produtor Fábio Santos, que MC W5 colocou sua carreira como prioridade, lançando medleys e parcerias com MC’s regionais. Os hits: ‘Camisa da Quebrada’ e ‘Sonhar e Ser Feliz’, essa última com o MC Gugui, são extensões do que o artista acredita sobre a importância da convivência em comunidade e a valorização do funk da periferia, que para sua vida, serviu como ferramenta de transformação social, possibilitando novas realidades!

Juntos Vamos Mais Longe! 

A partir de 2019, W5 se juntou ao coletivo Cultura No Morro, associação que atua em Jacareí há mais de dez anos. Para Wesley, essa parceria possibilitou autoestima: “[…] de lá pra cá, muitos projetos sociais em que pude participar levei a música funk comigo. Essa conexão pode maximizar minha musicalidade e tem me tornado uma pessoa melhor.” 

O coletivo Cultura No Morro também possui um selo musical: o ‘Cupim Lab’, foi por meio dessa iniciativa que MC W5 participou de oficinas musicais e pode receber apoio ao seu primeiro trabalho audiovisual: ‘Puro Sangue’. 

‘Foguete Não Tem Ré’! 

Conhecido pela sua rede de apoio: família, comunidade e coletivos, MC W5 tem ocupado locais em que, muitas das vezes, o funk foi censurado. Em sua carreira de seis anos, já realizou: 

.Projeto de moda – Cria da Rua – Universidade do Vale do Paraíba 

.Premiação – Lei Aldir Blanc – Pocket Show W5 

.Cypher: Cria da Rua – Oeste Que Fala – Cultura No Morro 

.Show – Dia Nacional Combate Ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes 

Atualmente o artista tem desenvolvido versatilidade rimando também no Bombaap e Trap, estilos que conversam com os princípios do funk. MC W5, tem como objetivo pessoal tornar o funk mais presente em espaços públicos e privados como escolas, faculdades e teatros, algo que, aos poucos, vem se tornando realidade! 

Posts Relacionados
ArtistasMúsicasNotíciasUncategorized

EXPLORANDO RELAÇÕES E EMOÇÕES: NKSEVEN LANÇA "CONHECENDO O RISCO"

ÁlbumArtistas

Fred Sabino e se prepara para o álbum "Homem Grande

ArtistasLançamentosMúsicas

THIAGO TICANA LANÇOU NESTA SEXTA-FEIRA (22.03) O SINGLE “PRIMEIRA TENTATIVA”

Artistas

WIU emplaca hits no ranking de músicas mais tocadas no Brasil em 2023

Sign up for our Newsletter and
stay informed
[mc4wp_form id="14"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *