InteressanteNotícias

SAIBA O QUE É O AUTO TUNE, E O QUE REALMENTE ELE FAZ.

O que é o Auto-Tune?

Auto-Tune (do inglês, “auto afinar”) é um criador de áudio criado pela empresa Antares Audio Technologies em 1997, que usa uma matriz sonora para corrigir as performances no vocal e instrumental. Ela é usada para disfarçar imprecisões e erros, permitindo assim que muitos artistas possam produzir mais precisamente suas músicas. Também é muito conhecido e utilizado para distorcer a voz e ficar mais robótica como fazem diversos artistas. Além de ser utilizado para mudar sutilmente a altura do som, pode ser usado, com alguns ajustes, como um efeito deliberadamente preparado para distorcer a voz humana, semelhantes às produzidas pelo aparelho Talkbox. O efeito Auto-Tune está disponível como um plug-in para profissionais de áudio utilizarem em estúdios. O efeito Auto-Tune ficou mundialmente conhecido por ter um uso extremo propositalmente empregado na canção “Believe” (1998) da cantora norte-americana Cher (efeito Cher). O rapper norte-americano T-Pain é um dos músicos atuais que revitalizaram o efeito.

O que exatamente o Auto-Tune faz?

O algoritmo do programa é bem otimizado, por isso, faz boa parte do trabalho difícil. Ele mapeia e redesenha a voz de quem está falando ou cantando, para isso, ele detecta tons e calcula a frequência das ondas sonoras, identificando padrões para então formatá-los.
Assim que todo o áudio está mapeado, as ondas sonoras são dividias entre as 7 notas musicais e em seus 5 tons intermediários, que correspondem a um nível de frequência cada. Depois, o programa indica a escala de notas da música que devem ser trabalhadas e, caso algum trecho fuja dessa escala, ele é processado de forma que a sua frequência fique o mais próximo possível do padrão.
É possível trabalhar de duas maneiras no Auto-Tune: No modo automático, quando o programa calcula automaticamente qual é o padrão e tonalidade que você quer seguir e faz a correção, ou então no modo manual, onde o próprio usuário deve corrigir e nivelar as ondas sonoras por meio de gráficos. Em resumo, o auto-tune é um software desenvolvido para corrigir imperfeições em gravações de canções, sendo que, além da voz humana, essas correções também podem ser feitas em instrumentos, como um violão.

A polêmica do auto-tune no rap nacional:

Existe uma verdadeira guerra entre partes no cenário do rap nacional aonde público, músicos e produtores levantam bandeiras pró e contra o Auto-Tune. Alguns alegam que o programa distorce a realidade e que pessoas que supostamente não sabem cantar fazem grandes produções usando e abusando do programa a ponto de robotizarem suas vozes,  o que é uma grande verdade diga se de passagem.
Mas também há quem defenda a utilização do programa sendo feito de maneira correta e moderada apenas para aperfeiçoamento e pequenos disfarces e não uma verdadeira operação de milagres.
O que muitas pessoas não sabem é que o próprio Andy Hildebrand inventor do Auto-Tune, jádeclarou que o programa foi desenvolvido para realizar correções, e não para produzir uma música inteira com vozes cheias de efeito; “A maioria dos estúdios estava usando isso para a correção de afinação. Eles não gostavam de falar sobre o que estavam fazendo”, afirmou Hildebrand.

Conclusões sobre o Auto-Tune.

Chegamos ao final, e o que podemos constatar com maior sensatez é que o Auto-Tune é realmente um programa fantástico mas que se não utilizado da forma adequada seu trabalho não ficará como realmente deseja. Aos produtores, não inflem suas produções com Auto-Tune, utilize do programa da forma comedida apenas para corrigir e fazer aperfeiçoamentos. É bom lembrar que no Hip-Hop diversas produções vem carregadas de Auto-Tune mas também temos a certeza que as audições modificadas não fogem da realidade e que são aplicados os efeitos do software de maneira correta  e em harmonia com todo o som.
Bom é isso pessoal espero que tenha conseguido esclarecer um pouco mais sobre esse assunto caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou quiser conversar sobre o assunto dito a cima basta nos enviar um e-mail. 

Posts Relacionados
EventosNotícias

Supernova e Planeta Urbano lançam concurso de novos talentos. Inscrições até terça-feira (6)

EducacionalInteressanteNotícias

1º Museu de Hip Hop da América Latina está com inscrições abertas para projetos de todo o Brasil

NotíciasUncategorized

1º Museu de Cultura Hip Hop da América Latina abre agenda de vistação e workshops gratuitos

Notícias

HARD 216: UCLÃ abre seleção para artistas do underground participarem de novo projeto

Sign up for our Newsletter and
stay informed
[mc4wp_form id="14"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *