EventosNotícias

Festival beneficente “Baixada (R)existe” reúne artistas locais para shows gratuitos

Devido às fortes chuvas que ocorreram entre os dias 12 e 15 de Janeiro de 2024, que inundaram inúmeros bairros e moradias da Baixada Fluminense, com o propósito de apoiar as famílias em vulnerabilidade, surge o festival beneficente Baixada (R)existe, que ocorreu neste dia 04 de fevereiro na Praça dos Direitos Humanos, em Nova Iguaçu. Idealizado a partir da união de movimentos culturais e coletivos artísticos independentes da Baixada Fluminense, o evento contará com a presença de artistas baixadenses reunindo entretenimento e fraternidade, num momento tão conturbado.

O nome do evento traz um jogo de palavras que define a força das pessoas da região, que resistem a todos os percalços que aparecem ao longo de seus caminhos e buscam gritar sua existência, que muitas vezes é invisibilizada. No formato de um festival de artes urbanas, reunindo diversas produtoras e agentes culturais de toda região da Baixada Fluminense, o evento contará com shows, palestras, rodas de conversa, feiras de empreendedorismo e intervenções artísticas.

Um dos idealizadores do festival e criador do coletivo BXD in Cena, Jéz, comenta sobre a  iniciativa de realizar o evento: “A ideia do evento surgiu com esse descaso que a Baixada Fluminense sofre e o racismo ambiental que nos assola há décadas. E esse festival só veio pra consolidar o quanto a Baixada Fluminense é unida e o potencial e a força que temos quando nos unimos. Minha maior motivação foi juntar todos os coletivos possíveis, movimentos e rodas culturais para que a gente conseguisse ter uma força maior pra fazer um evento desse porte

O evento é um exemplo da potência da Baixada Fluminense, que de forma independente e sem ajudas do poder público conseguiu estruturar um grande evento, fomentando arte, cultura, empreendedorismo e solidariedade: “No início era pra ser só um evento, mas se tornou um festival. Isso é um exemplo do tamanho e da força que temos. O objetivo do projeto é ajudar as pessoas da Baixada, com pessoas da Baixada em um evento realizado dentro do nosso território, acho que isso é o mais importante. Os artistas e os influencers, como Lil Vinicinho e Nath Finanças, abraçaram a ideia. Os coletivos e os produtores culturais se uniram pra mostrar que a Baixada é muito grande e que a gente merece um olhar diferenciado do Governo do Estado e do Governo Federal”, cita Jéz.

Jéz, que também é cantor e compositor, irá se apresentar no evento. Para ele, o Baixada (R)existe é um grito de resistência e de potência da região: “Esse evento vai consolidar tudo que as pessoas pensam e acham sobre a Baixada. Chega de descaso, chega de fingirem não olharem pra gente, isso é tipo um grito nosso falando: OLHEM PRA BAIXADA, porque olha o tanto que a gente tem pra oferecer”, complementa o artista.

O line do festival conta com a participação de grandes artistas da região, como: IZRRA, LARINHX, YOÙN, KING Saints, Maui, jacquelone, ANTCONSTANTINO, Gazza, Jorge Soppa, Ellen Kellen, Kbral, MC Taya, Xamy, Medusza, Kalebe, Cayuma, Jéz, Dorgô, Afrodite, Jazzaoquadrado, Ondapesa, Rojão, Xari, Laizz, Lorac, Tiahac, Suave Preta, Doidão Beats, Dree Beatmaker, Nato, Duvô e mais algumas atrações surpresas.

Uma das artistas que compõe o line, MC Taya, é uma referência do rap nacional e um nome em ascensão do gênero. Nascida e criada em Nova Iguaçu, a artista tem uma forte relação com a baixada: “Sempre foi um amor muito forte o que eu tenho pela baixada, sempre estive dentro dos movimentos culturais, já trabalhei na Secretaria Cultural, já me envolvi muito com produção cultural, o coletivo que sou sócia, “Gambiarra”, também está na produção do festival. Não sou apenas uma artista da baixada, sou uma produtora cultural da baixada e eu enxergo a baixada como grande potência cultural, artística e de fazedores, já que nunca tivemos políticas públicas pra isso, então a baixada é essa efervescência cultural gigantesca, que estamos vendo crescer cada vez mais“, comenta a artista.

A idealização do evento foi construída através da união de diversos movimentos culturais da baixada fluminense, gerada pela conexão dos coletivos: BXD In Cena, Existe Amor Na BXD, Independência BXD, Roda Da Via, Crew Da Pesa, Ideias De Hermes, Feira Gambiarra, Santokê, Meucasoégrave, Leigo Records, Cineclube Buraco Do Getúlio e De Marola Produções.

O evento será um ponto de doações para a população impactada pelas fortes chuvas que assolaram a região da Baixada Fluminense. No dia, serão aceitos alimentos não-perecíveis, água, material de limpeza, fraldas e absorventes. Além disso, doações de valores simbólicos podem ser enviadas para a chave pix: bxdincena@gmail.com. As doações serão destinadas às instituições das regiões mais afetadas com as enchentes, como: @movimentacaxias | @simeusoudomeio | @institutomundonovo | @institutoamparando | @nossameriti

Posts Relacionados
EventosNotícias

Supernova e Planeta Urbano lançam concurso de novos talentos. Inscrições até terça-feira (6)

EducacionalInteressanteNotícias

1º Museu de Hip Hop da América Latina está com inscrições abertas para projetos de todo o Brasil

NotíciasUncategorized

1º Museu de Cultura Hip Hop da América Latina abre agenda de vistação e workshops gratuitos

Notícias

HARD 216: UCLÃ abre seleção para artistas do underground participarem de novo projeto

Sign up for our Newsletter and
stay informed
[mc4wp_form id="14"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *